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sexta-feira, 25 de março de 2011

Prefeitura
Prefeito lança o 1746: Central Única de Teleatendimento

Nova central unificará todos os órgãos da Prefeitura e receberá demandas de serviços municipais

23/03/2011

O prefeito Eduardo Paes e o secretário-chefe da Casa Civil, Pedro Paulo Carvalho, lançaram na manhã desta quarta-feira, dia 23, no Centro de Operações Rio, a Central Única de Teleatendimento 1746, que integra todos os serviços de teleatendimento e ouvidorias da Prefeitura do Rio. Batizada de Disque-Rio, a nova central reúne cerca de 70 números que eram utilizados pelos diversos órgãos municipais para atender à população. Com ela, a capacidade de atendimento da Prefeitura será três vezes maior. Atualmente, os diversos serviços de teleatendimento municipal recebem 200 mil ligações por mês. O Disque-Rio vai poder poder atender a 600 mil ligações mensalmente.


O prefeito contou que o novo modelo de atendimento ao cidadão carioca foi inspirado no 311, de Nova Iorque, que Paes conheceu em novembro do ano passado quando se reuniu com o prefeito Michael Bloomberg.


- O cidadão para com essa confusão de disques e passa a ter um número único. Esse projeto, como é o Centro de Operações, é uma inovação fantástica. Aliás, são dois elementos complementares porque o que nós estamos fazendo com o 1746 é mudar completamente o sistema de atendimento da Prefeitura. Ao longo desses dois anos, investimos muito na qualificação e no volume de recursos que esses órgãos mais demandados dispõem.



O 1746 funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana. Através deste número, o carioca pode solicitar serviços como troca de lâmpadas, poda de árvores, tapa-buracos, fazer denúncias sobre focos de dengue, reclamações de ônibus e receber informações sobre IPTU e Nota Carioca.Todos os serviços terão um prazo pré-estabelecido para serem atendidos. Os pedidos de troca de lâmpadas, por exemplo, serão atendidos em até 72 horas.


O Disque-Rio terá metas estipuladas, que, se alcançadas, resultarão em prêmios em dinheiro para os órgãos municipais responsáveis por atender às demandas em um tempo inferior ao determinado para cada serviço.



De acordo com o secretário Pedro Paulo Carvalho, foram destinados R$7,5 milhões somente para a bonificação dos servidores e funcionários. O investimento total na implantação do 1746 foi de mais de R$26 milhões.


- A Prefeitura vai premiar servidores e equipes que atenderem em prazos menores. Estamos trabalhando para que a Central possa atender mais rápido ainda do que o prazo que é dado para o cidadão, explicou o secretário da Casa Civil.



A Prefeitura do Rio também criou aplicativos gratuitos do Dique-Rio para o IPhone, Ipad e Smartphones com plataforma Android, com os quais será possível acessar a central online para fazer uma solicitação e acompanhar o seu andamento. O usuário que ligar para o 1746 e informar o seu celular, receberá por SMS o número de protocolo e a informação de quando o serviço foi realizado. No futuro, será lançado também o aplicativo para os celulares Blackberries.


Para o prefeito Eduardo Paes, o Disque-Rio vai melhorar a gestão da cidade.


- Essa Central de Atendimento é isso: tratar o cidadão com respeito, que tem que ser a prioridade dos órgãos públicos. Todos aqui hoje dispõem de condições e recursos para prestar bem esse serviço. Isso aqui é um símbolo do Rio moderno, de vanguarda.


Localizada no Engenho de Dentro, a Central de Atendimento informará ao Centro de Operações Rio todas as demandas recebidas, para que este acompanhe o andamento das solicitações por meio de um mapa georreferenciado atualizado diariamente.

Com a implantação do Disque-Rio serão gerados cerca de mil empregos diretos e indiretos na cidade.


Texto: Anna Beatriz Cunha
Fotos: Beth Santos

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